Relatório de leitura

Analisar corretamente o relatório de leituras de uma campanha de newsletter é fundamental para melhorar e ajustar procedimentos para futuros envios. Nesta página é descrito em detalhe o significado de cada diferente gŕafico / tabela do relatório.

A informação constante do relatório de newsletter é atualizada a cada 5 minutos. Por esse motivo, um cronómetro no canto superior direito do relatório irá indicar o tempo restante até à próxima atualização. Quando extinguir os segundos, a página é carregada automaticamente com as atualizações entretanto ocorridas.

De notar igualmente que a o processamento dos retornados (válidos / inválidos) ocorre a cada 30 minutos.

Quadro Geral

Neste primeiro gráfico é apresentado o resumo da campanha. O item “Sem Informação” representa todos os emails que foram enviados com sucesso, mas para os quais, não existe informação de retorno, ou se foi, ou não lido.

As leituras são incrementadas sempre que um utilizador aceita descarregar as imagens da newsletter ou sempre que este clicar sobre um dos links da newsletter.


Tracking

Dois importantes indicadores são apresentados neste segundo gráfico:

  • O total de leituras sem clicks – Este valor representa o universo de destinatários que, ao lerem a newsletter, não clicaram em qualquer link desta. O cuidado na elaboração dos conteúdos para o despertar da curiosidade, fazem descer significativamente este valor.

  • Reencaminhamentos – Este indicador baseia-se no facto do utilizador destino ter lido a mesma mensagem de email em dispositivos diferentes. Isto pode representar que a mensagem foi lida num dispositivo móvel e depois num fixo (por exemplo) ou que, como o próprio nome indica, foi resultado de um reencaminhamento para outro endereço de email.


Ligações

O sistema automaticamente contabiliza os clicks de todos os links existentes na newsletter. Particularmente útil para determinar quais os assuntos que mais despertaram a atenção dos destinatários.


Contador de Links

Este gráfico apresenta o total de diferentes links que foram ativados na newsletter. Por exemplo: indica o total de destinatários que clicaram somente num dos links da newsletter, em dois diferentes links, etc...


Propriedades

Este gráfico representa as propriedades / caraterísticas que foram ativadas no âmbito da newsletter. O uso de propriedades têm como vantagem ficar registada em base de dados e permitir, no futuro, envios de newsletters segmentadas apenas para destinatários de uma, ou mais, propriedade/caraterística.


Distribuição Diária

Apresenta as leituras realizadas por dias. Particularmente útil para newsletters que são enviadas em blocos durante um conjunto de dias.


Distribuição Horária

À semelhança do gráfico anterior, este indica as leituras por horas. Valores típicos para este gráfico são um elevado número de leituras nas primeiras 2-3h após o envio, com descida brusca nas pausas de almoço. Em função do target e natureza da base de dados é comum encontrar aumentos significativos no período 21h-22h.


Dias da Semana

Este gráfico poderá ser bastante útil para comparações entre diferentes newsletters enviadas (desde que ocorra em dias diferentes). Com algumas experiências de envio em diferentes dias da semana é possível ao administrador do sistema de newsletter concluir qual o melhor dia da semana para o envio. Está provado que envios durante a noite (lidos nas primeiras horas da manhã), envios durante o fim-de-semana ou na sexta-feira, não apresentam resultados muito positivos.


Fornecedores

Para base de dados dispersas em diferentes fornecedores, o top apresentado poderá indicar que não ocorreram bloqueios (marcação para SPAM) para todos os domínios do gráfico apresentado. Por exemplo: se a base de dados contém bastantes endereços do universo gmail.com, então a ausência de emails deste mesmo domínio de topo poderá indicar que este fornecedor marcou todas as mensagens como SPAM.


Sistemas operativos / Cliente de email

Muito mais importante do que alimentar a simples curiosidade, os sistemas operativos podem ser úteis para compreender qual o tipo de hardware que foi utilizado pelos clientes a quando da leitura. Será importante analisar a percentagem resultante de dispositivos móveis. Valores significativos poderão necessitar de alguma ação futura com o objetivo de alterar o formato da newsletter para melhor se ajustar aos dispositivos móveis, por exemplo.


Idiomas dos clientes de email

Apenas disponível para os clientes que o comuniquem, o idioma do cliente de email representa o idioma da aplicação que o destinatário tem por defeito configurado na sua aplicação. Não significa que, por exemplo, um destinatário é Inglês, mas representa seguramente, a percentagem daqueles que sabem ler Inglês (por exemplo).


Geo-referenciação do endereço IP (Continente / Países)

Com informação de base de dados disponibilizada pela MaxMind, a informação é obtida com base no endereço de internet utilizado pelo destinatário a quando da leitura. Apesar de não ser 100% fiável, os valores apresentados já fornecem uma boa indicação da distribuição geográfica/localização dos destinatários.


Retornados Inválidos

Os retornados inválidos são todos os endereços de correio eletrónico que garantidamente são inválidos. Em função do tipo de retorno, o servidor de envio continua a realizar tentativas de envio durante o período máximo de 5 dias antes de desistir definitivamente. Pelo que, o valor exato do número de retornados inválidos só é conhecido nessa data. As razões para que um endereço seja considerado inválido são:

  • Conta suspensa – Uma conta que, apesar de existir no servidor destino, não está a aceitar mais mensagens de correio eletrónico porque a conta está suspensa por (normalmente) inatividade ou uso indevido. Esta marcação ocorre com mais frequência em servidores genéricos (gmail, sapo, hotmail, yahoo, etc...);

  • Conta não existente – O servidor destino respondeu claramente que o endereço era inválido / inexistente;

  • Domínio não existente – Sempre que a componente domínio do endereço de email não existir ou, existindo, não tem nenhum servidor de email associado (registo MX do DNS);

  • Conta não permite a receção de email – Alguns endereços de correio eletrónico estão configurados por forma a aceitar mensagens de email apenas de alguns destinatários ou não aceitar de todo. Exemplos do exposto são as listas de distribuição (mailing-lists);

  • Problemas no servidor destino – Neste item estão os servidores com configurações inválidas para a conta destino. Normalmente causado quando o servidor de email destino é indicado como sendo o responsável pelo domínio (ao nível do DNS), mas este não se encontra configurado no respetivo servidor;

  • Endereço mal escrito – O endereço de correio eletrónico está mal escrito. Ocorre normalmente com a existência de carateres inválidos no endereço. O mais típico é a presença de aspas ou plicas nos limites do endereço;

  • Roteamento inválido - Ocorre sempre que um determinado endereço destino, apesar de estar configurado corretamente no servidor destino, representa um encaminhador para outras contas destino e algumas destas não existem no servidor destino;


Retornados Válidos

Apenas são identificadas duas causas possíveis para que um dado endereço de correio eletrónico venha retornado para o servidor origem:

  • Caixa Cheia – O servidor destino recusou a mensagem porque o destinatário apresentava a sua caixa cheia;

  • Problemas no servidor destino – Ocorre sempre que dado um servidor destino, apesar de estar referenciado como responsável pelo domínio ao nível do DNS (MX record), estiver incontactável (e após 5 dias de tentativas) ou se o servidor apresentar problemas de ligação a base de dados, disco cheio ou outro qualquer problema interno, o emissor é marcado como válido porque, à semelhança da caixa cheia, poderá aceitar a newsletter em futuros envios;

  • SPAM – Neste caso o servidor destino considerou que a mensagem era SPAM. As razões pelas quais uma mensagem é marcada como sendo SPAM variam muito com os mecanismos existente nos diferentes servidores destino. No entanto, para evitar possíveis marcações em black lists ou penalização de reputação dos endereços IP's dos servidores de envio de newsletter, estes endereços são definitivamente removidos da base de dados e o cliente vê-se impossibilitado de realizar envios futuros para o mesmo endereço. A percentagem de retornados válidos causados por SPAM aumentam substancialmente com o recurso a listas de emails que não tenham explicitamente apresentado intenção de receber newsletters da entidade emissora.