PT | EN


FAQ -Alojamentos
Pesquisa
    
A infraestrutura de servidores da Plako é distribuída, isto quer dizer que os serviços de email estão num dado servidor, servidor DNS noutro, FTP separado dos Websites, etc... Para melhor perceber, cada serviço de alojamento implica a configuração de 11 diferentes servidores (pelo menos).
A ferramenta de administração CPANEL, para este tipo de infraestrutura não tem uma solução à altura. Por esse motivo desenvolvemos ferramentas alternativas que permitem aos parceiros realizar operações nas mesmas condições ou de forma mais facilitada.
Esta ferramenta não dispõe exatamente das mesmas funções, realizadas da mesma forma, no entanto, recolhemos e analisamos todas as sugestões feitas pelos parceiros, com vista à implementação das mesmas, desde que não apresente riscos de segurança para os servidores e serviços já existentes.
Apesar de não ser obrigatório, todos os nossos parceiros são convidados a referir o terciário (mesmo que tenham apenas a possibilidade de identificar dois na configuração do domínio), por motivos de redundância.

Por exemplo, sempre que um servidor de email pretender enviar uma mensagem de correio eletrónico, para algum domínio que esteja configurado nos servidores DNS da Plako, este entra em contacto com os nossos servidores DNS para conseguir obter o IP. Se falhar o primário, tenta o secundário e, em último caso de falha, tenta o terciário. Se não conseguir nenhuma resposta positiva (estabelecer contacto com um dos três servidores DNS), então o servidor emissor vai assumir que o domínio de destino não existe na internet (o que não é verdade), devolvendo imediatamente uma mensagem de retorno para o emissor a informá-lo do exposto.

Por esse motivo é que a Plako teve que procurar uma rede diferente, num fornecedor diferente, para conseguir disponibilizar um terciário.

Desta forma, se por qualquer razão ocorrer um pico de tráfego, ou uma qualquer indisponibilidade de rede no datacenter da Telvent onde se encontram os principais servidores da Plako, o terciário garantirá que todos os domínios do universo Plako continuam a existir na Internet.
Os servidores DNS são os serviços de internet responsáveis por realizar a tradução dos nomes de domínios para os respetivos endereços de IP, uma vez que os computadores comunicam entre si através de números que identificam moradas de internet e não através de nomes propriamente ditos.

Este serviço inclui ainda a informação de qual ou quais servidores são responsáveis por receber email num determinado domínio, e de qual ou quais são os servidores que disponibilizam o website, etc.

A Plako disponibiliza há mais de 4 anos um serviço de três servidores DNS, também conhecidos como primário, secundário e terciário. Os dois primeiros estão localizados no datacenter da Telvent em Lisboa, onde a Plako detém o grosso do seu conjunto de servidores, enquanto que o terciário se encontra num datacenter da AMEN.
© Copyright 2004- Plako