PT | EN


Campanha Europeia por maior acessibilidade nos websites
- 28/06/2011
voltar
O European Disability Forum, juntamente com a ANEC (associação europeia de direitos do consumidor), a European Blind Union (União Europeia de Cegos) e a AGE (uma rede europeia focada no apoio a séniores)  promovem mais uma acção de sensibilização para a acessibilidade online.

Apesar de vocacionada para instituições, esta acção suscita questões importantes como a necessidade de as empresas prepararem os seus websites para utilizadores com necessidades especiais, podendo até expandir os seus negócios.

A campanha "Access Denied!" (Acesso Negado!, em português), alerta para a crescente "digitalização" da sociedade actual e para a tendência que muitas organizações têm de disponibilizar informação e mesmo serviços exclusivamente online. A não aposta em sites acessíveis a todos conduz, em última instância, à info-exclusão.

O conjunto de pessoas que necessitam deste tipo de ajuda em termos de acessibilidade é bastante heterogéneo e tem necessidades específicas muito diferentes. Falamos de cegos, surdos, idosos e muitos mais. Pessoas que às vezes precisam apenas de uma pequena ajuda para compreender a mensagem do website.

Esta campanha pretende alertar as instituições europeias, e consequentemente chegar a empresas e outros organismos, para o facto de muitas pessoas terem ainda dificuldades em aceder à internet, requerendo uma legislação que regularize esta questão e que obrigue a uma standardização de níveis mínimos acessibilidade em todos os websites europeus que revelem interesse público, até 2015.

Estima-se que 75% dos websites da Administração Pública Central Portuguesa já são acessíveis a cidadãos com necessidades especiais.
Topo voltar Enviar por email Imprimir
© Copyright 2004- Plako