PT | EN


Características Técnicas

A plataforma cms@plako é desenvolvida com base em tecnologias e ferramentas abertas, open-source, com elevados níveis de eficiência e largamente testadas, resultado da contribuição de milhares de programadores espalhados pelo mundo, sem custos de licenciamento, que permitem reduções significativas dos custos.

Em detalhe as tecnologias utilizadas pela Plako no desenvolvimento das suas ferramentas são:

  • Linguagem de programação PHP – Linguagem de programação que está na base do motor de geração de páginas do frontoffice e gerador do gestor de conteúdos. Trata-se de uma linguagem com mais de uma década de existência, perfeitamente estável. É a linguagem mais utilizada em todo o mundo para a geração de websites dinâmicos, com uma quota de 35% (valores de 1 de Setembro de 2010 – Fonte: builtwith.com). Um exemplo de projecto que recorre a esta tecnologia é o Facebook.

  • Motor de base de dados MySQL – Um excelente motor de base de dados, baseado em algoritmos de elevado desempenho. A sua estabilidade e qualidade levou a que, no decorrer do ano de 2010, fosse adquirida pela Oracle (a Software House com maior quota de mercado na área dos motores de bases de dados).

A plataforma cms@plako tem as seguintes importantes características técnicas:

  • O gestor de conteúdos funciona no browser Mozilla Firefox 3.2 e superiores. Está em estudo a possibilidade de vir a funcionar em todos os browsers se bem que, para versões para além do Firefox, as funcionalidades e velocidade irão sofrer uma ligeira degradação;

  • Funciona no sistemas operativos MacOS, Linux, e Microsoft Windows;

  • Dadas as versões da tecnologia utilizada, muitos serviços de alojamento ainda não estão preparados para alojar correctamente os projectos desenvolvidos na plataforma cms@plako. Desta forma, até ao final de 2011 estará desactiva a possibilidade de alojar projectos desenvolvidos sobre esta plataforma noutros servidores para além do parque de máquinas da Plako. No fim de 2011 esta situação será reavaliada..

Condicionantes técnicas:

  • Projectos que tenham, na sua estrutura, motores externos não podem ser alojados noutros servidores. Exceptua-se neste descritivo, o módulo newsletter, conforme descrito aqui. Tal deve-se ao facto de grande parte dos motores descritos serem partilhados por todos os projectos e serem baseados em tecnologias que não estão disponíveis em muitos dos serviços de alojamento disponibilizados por terceiros. Esta regra, no entanto, poderá ser quebrada para alguns projectos e determinados motores. No entanto, o custo a aplicar pelo motor recebe um agravamento, proporcionalmente à dimensão/complexidade do mesmo.


© Copyright 2004- Plako