PT | EN


Dia Mundial do IPv6
host@plako - 08/06/2011
voltar
O IPv6 Day é uma iniciativa a nível mundial que consiste na realização de testes da nova versão do Protocolo Internet (IP), durante 24 horas.

Qual a necessidade de uma versão 6 IP?

O Internet Protocol (IP) define, entre outras coisas, o endereço de cada servidor/computador presente na Internet. Por exemplo, a versão 4 deste protocolo, utiliza quatro conjuntos de números entre 0-254 para representar um endereço (123.123.123.123). As previsões mais actualizadas apontam para Julho de 2011 a data em que deixarão de existir endereços disponíveis.

Há cerca de 20 anos, quando o IPv4 foi implementado, apenas um reduzido número de pessoas tinha acesso à Internet. No entanto esse acesso generalizou-se a uma velocidade alucinante e, actualmente, os cerca de 4 mil milhões de endereços de IP assegurados pela versão 4 encontram-se praticamente esgotados.

Este é o principal motivo que levou à necessidade de criar uma nova versão do Protocolo Internet, uma versão que albergasse um maior número de endereços de modo a evitar este problema num futuro próximo. Assim, o IPv6 permite cerca de 3.4x1038 endereços, um valor astronómico e virtualmente inesgotável.

Como se vai fazer a transição do IPv4 para o IPv6?

Para fazer a alteração do Protocolo Internet, vai ser necessário reformular toda a rede, uma vez que os equipamentos preparados para o IPv4 não lêem informação em IPv6 e vice versa. Assim, durante um período de transição que durará alguns anos vai ser necessário recorrer a equipamentos dual stack, capazes de ler ambos os protocolos.

Mais tarde serão apenas comercializados equipamentos preparados para IPv6.

O que está a fazer a Plako para se preparar?

Os servidores da Plako estão preparados desde 2003 para esta mudança, equipados com tecnologia dual stack. Assim, asseguramos uma transição sem imprevistos quando a inevitabilidade do fim do IPv4 se tornar uma realidade.

A Plako tem sempre a preocupação de acompanhar (e preferencialmente antecipar) as mudanças constantes que ocorrem no mundo da Internet, para melhor servir os nossos clientes e parceiros.
Topo voltar Enviar por email Imprimir
  • Google+: a nova rede social está aí.
    - 06/07/2011
    Conseguirá a Google fazer frente ao Facebook?
  • Plako renova infraestrutura de servidores
    host@plako - 15/02/2016
    A Plako inicou desde o passado mes de Novembro o processo de substituição da sua plataforma de servidores (anteriormente da marca IBM) por uma nova estrutura (servidores HP). Esta nova plataforma mantém o mesmo espaço de armazenamento mas aumenta a capacidade de memória e processamento dos atuais 16 cores de processador e 24Gb de memória RAM, para 48 cores e 140Gb de memória RAM.
  • Já conhece o FBIQ?
    - 23/10/2014
    É um novo recurso online disponibilizado pelpo Facebook e promete ajudar os profissionais de marketing a compreender as pessoas.
  • 10 anos de Facebook
    - 05/02/2014
    A rede social Facebook comemorou ontem 10 anos, mas quem teve direito a presente de aniversário foram os seus utilizadores.
© Copyright 2004- Plako