PT | EN


Módulos base - cms@plako
Arquivo Multimédia (AM)

Com o aumento do número de ficheiros multimédia de um projecto, a reutilização desses mesmos elementos em contextos diferentes começa a ser recorrente. Isto é, uma imagem que foi associada a uma notícia, poderá ser novamente utilizada numa página. Nesta versão é disponibilizado um módulo de raiz (no gestor de conteúdos) capaz de, no instante em que se faz a associação de elementos multimédia a um determinado registo, optar por pesquisar elementos já existentes no servidor (associados a outros elementos).

Esta funcionalidade permite ganhos de tempo na introdução de conteúdos, uma vez que não é necessário transferir novamente o elemento multimédia, ao mesmo tempo que reduz o espaço em disco do servidor do projecto.

Caixote do lixo

Toda a informação existente no gestor de conteúdos pode, através de opção própria, ser removida. Esta versão do gestor de conteúdos permite que a informação seja recuperada a qualquer instante. Para tal, uma opção de “caixote do lixo” está disponível para permitir consultar (listar) todos os conteúdos removidos. A acção de repor um registo removido está ao alcance de um clique.

Corretor automático

Todos os campos de texto (incluindo o editor avançado) contêm suporte para a correcção de erros ortográficos em tempo real, de forma idêntica a outras ferramentas de edição de documentos como o Microsoft Word ou o OpenOffice.

Formulário de contactos (TX+F)

Página de Texto com Formulário. Este poderá conter os seguintes campos:

  • Nome (campo texto);

  • Contacto (telefone/telemóvel);

  • Email (campo texto);

  • Assunto (campo texto);

  • Mensagem (campo texto).

Os campos serão validados em função do tipo de dado que se espera. Por exemplo, o campo telefone não irá permitir introduzir letras e o campo email será validado antes da submissão. Podem definir-se quais os campos de preenchimento obrigatório.

O resultado é enviado por email, através da geração de uma mensagem de correio electrónico com o formato HTML/TXT para um endereço de email previamente indicado no backoffice. Para campos adicionais, é necessário orçamentar em função da quantidade e características dos campos. O mesmo se aplica para a alteração dos tipos dos campos presentes.

Gestão de grupos de utilizadores

Apenas disponível para projectos alojados nos servidores da Plako.

Para projectos com alguma dimensão, será útil que a gestão de acessos por parte dos utilizadores seja realizada através do sistema multi-nível. Neste sistema de gestão de permissões por grupos, cada utilizador poderá fazer parte de um ou vários, grupos, sendo que as suas permissões são obtidas através das permissões definidas para cada um dos grupos a que pertence.

Gestão de páginas (GP)

O gestor de páginas consiste num módulo de informação que pode ser utilizado numa listagem sequencial no frontoffice ou em vários pontos do menu se utilizado em conjunto com o menu dinâmico. Desta forma, evita-se a utilização de vários módulos TX aplicados a cada página em separado.

Este módulo é composto pelos seguintes possíveis campos:

  • Título

  • Conteúdo

Gestão de permissões

É possível criar / remover / alterar utilizadores e atribuir, de forma diferenciada a cada um deles, permissões de acesso ao gestor de conteúdos, que estipulam as opções às quais cada utilizador terá acesso na interface.

Histórico de mensagens de email enviadas

Esta funcionalidade permite conhecer todas as mensagens enviadas através do frontoffice/backoffice do website. Poderá ser particularmente útil como ferramenta de confirmação.

Registos com mais de três meses serão removidos automaticamente.

Long URL Resolver (Frontoffice)

Esta funcionalidade permite que todos os links de registos existentes no website tenham uma URL “amigável”, isto é, com representação textual ao invés de um conjunto de parâmetros e códigos.

Este processo é transparente para o utilizador final, sendo que as URL's são registadas automaticamente (baseada no título do registo em questão).

Menu Dinâmico (MM)

Permite construir um menu a partir de qualquer registo (notícia, página, produto, etc...) existente na base de dados e definido no website. Principais características:

  • É possível associar links externos ao website no registo;

  • É possível criar vários níveis de profundidade no menu;
  • Ao nível do frontoffice é possível aplicar qualquer design e funcionamento ao menu (javascript, flash, etc...).

Cada menu diferente (utilizado em contextos diferentes) implica a adjudicação de uma nova instância deste módulo.

Pré-visualização de registos

É possível consultar o aspecto que um determinado registo irá ter no frontoffice, antes mesmo de realizar a sua publicação.

Seleção automática do Idioma (Frontoffice)

Em projectos multi-idioma é possível utilizar a configuração existente no browser para fazer a escolha automática do idioma do frontoffice. Recorre ao mesmo algoritmo utilizado pelo motor de pesquisa Google para determinar qual a homepage a apresentar (opcional).

Sistema de tradução simplificado

A geração de mapas de tradução é simplificado por um sistema de detecção automática dos termos a traduzir presente nas interfaces do frontoffice.

Suporte para n idiomas (Frontoffice)

É possível criar um projecto e garantir o suporte para qualquer idioma existente.

Templates para o editor avançado

Com esta ferramenta, é possível definir um conjunto de templates para páginas (ou newsletter) que será disponibilizado a todos os editores avançados do projecto. A escolha de uma template irá permitir adicionar ao conteúdo o esqueleto da respectiva template. Esta funcionalidade poderá ser bastante útil para projectos que façam uso intensivo do módulo de gestão de páginas e/ou newsletters obtidas através do editor avançado.


© Copyright 2004- Plako