PT | EN


Newsletters
Arquivo de Newsletters enviadas (NW-AQ )

Este módulo é indicado para os projectos que pretendam disponibilizar, no frontoffice, uma listagem das newsletters enviadas no passado, com título e data de envio e todo o conteúdo da mesma, fazendo a gestão dessa listagem.

Formulário de cancelamento de subscrição (NW-CS )

O sistema de envio de newsletter já contém as funcionalidades necessárias para assegurar, de forma automática, o cancelamento da subscrição.

No entanto, é possível dispor, no frontoffice, de um formulário especificamente criado para o efeito. Este contém somente o campo do email e a sua submissão remove o respectivo endereço de email da lista de subscrição.

Formulário de Newsletter Avançado (NW-FA)

É possível definir um conjunto de campos adicionais, no formulário de subscrição de newsletter. Os campos (todos eles opcionais) podem ser:

  • Nome;

  • Morada;

  • Apelido;

  • Profissão;

  • Idade;

  • Empresa.

  • Data de Nascimento

Na definição dos destinatários da newsletter, será possível efectuar a filtragem dos destinatários, de tal forma que, determinada newsletter só seja enviada para um conjunto de subscritores - que satisfaçam algum dos critérios apresentados, tendo em conta os campos acima mencionados.

Existe a possibilidade de assegurar que a sua Newsletter só poderá ser subscrita pelo utilizador legítimo de um dado endereço de correio eletrónico, através de uma funcionalidade que obriga a que um e-mail inserido no formulário de subscrição só pode ser usado depois de devidamente validado pelo utilizador.
Formulário de Subscrição Simples (NW-FS)

A adição de endereços de correio electrónico à newsletter poderá ser feita através de um formulário no frontoffice. Este formulário (simples) contém somente o campo endereço de correio electrónico. A submissão do formulário adiciona o respectivo endereço a uma lista de destinatários.

Existe a possibilidade de assegurar que a sua Newsletter só poderá ser subscrita pelo utilizador legítimo de um dado endereço de correio eletrónico, através de uma funcionalidade que obriga a que um e-mail inserido no formulário de subscrição só pode ser usado depois de devidamente validado pelo utilizador.
Geração através de um sistema Bi-gerado (NW-BI )
Neste caso, o processo de criação da newsletter segue o descrito em NW-TP. É adicionada uma nova fase, em que a newslettter gerada poderá ser editada através de um editor avançado (NW-EA). Esta funcionalidade poderá ser particularmente útil para a realização de algum retoque final.
Geração através de um sistema Híbrido (NW-HI )

É ainda possível obter sistemas de criação de newsletters com um sistema híbrido (NW-HI), isto é, com a hipótese de escolher criar uma newsletter através de um sistema automático de template ou através do editor avançado. No modelo de template automático, poderão ainda ser disponibilizadas várias templates automáticas e o administrador do gestor de conteúdos poderá definir qual a template a aplicar em cada caso.

Para os casos em que o pretendido for a geração de uma template automática, o design da newsletter tem de ser previamente disponibilizado pelo parceiro e respeitar a seguinte ordem/regras:

  • Identidade no topo;

  • Identificação da Data;

  • Lista sequencial de artigos da newsletter, numa, ou mais, colunas;

  • Footer da newsletter, onde pode constar uma mensagem fixa de origem comercial ou contactos da empresa, por exemplo;

  • Largura máxima (recomendada) de 650 pixeis.

Geração através do editor avançado (NW-EA )
Neste caso, todo o conteúdo do corpo da newsletter será obtido através da colocação do conteúdo directamente através de um editor avançado. O design do esqueleto da newsletter poderá, no entanto, ser apoiado pelo módulo de templates, conforme descrito nas funcionalidades básicas.
Geração automática a partir de uma template (NW-TP )
Neste caso, os conteúdos a inserir na newsletter são escolhidos através de opção própria e ocupam, de forma automática, os respectivos espaços numa template previamente organizada para o efeito.
Multi-Listas (NW-ML )

O módulo de envio de newsletters e subscrição permite a gestão de uma lista de subscritores. No entanto, poderá ser oportuno para determinados projectos dispor de mais do que uma lista de subscritores. Este módulo permite criar diferentes listas e gerir, de forma diferenciada, os emails subscritos. No processo de envio, é possível definir (filtrar) qual a lista de destinatários que pretende utilizar. No gestor de conteúdos é possível remover e alterar listas de emails, bem como adicionar/remover emails em cada uma das listas.

Nota: Apenas uma poderá ser a lista subscritora através do frontoffice do website. No entanto, a gestão de emails nas várias listas (adição / remoção) fica assegurada por funcionalidades disponibilizadas no gestor de conteúdos.

Sistema de criação de Newsletters

A colocação de conteúdos na newsletter pode ser feita através de um de três mecanismos:



Áreas de interesse (NW-AI )

No formulário de subscrição (FSN-A ou FSN-N) é ainda possível adicionar uma lista de áreas de interesse dinâmicas. Estas são apresentadas no frontoffice como uma lista de caixas de verificação (checkboxes) onde o visitante poderá, para além do campo email, indicar quais as áreas que mais lhe interessam.

Ao nível do backoffice, no processo de determinação dos destinatários da newsletter, será possível realizar a filtragem por uma ou várias destas áreas de interesse.


© Copyright 2004- Plako